• Chlef Galeries
  • País: Argélia
  • Cidade: Chlef
A localização, programa e escala da intervenção são premissas incontornáveis e uma oportunidade irrepetível de construir cidade. A presente proposta pretende abraçar esta oportunidade e criar um sentido de urbanidade e de ordenamento claro, direccionado à população e ao incremento da actividade comercial. Um espaço multifuncional, onde a sobreposição de usos provoca uma vivência a diferentes horas, onde o cruzamento espontâneo de pessoas provoca a sinergia e dinamismo tão apreciado e característica das cidades vividas, potenciando os espaços propostos.
O lote apresenta uma geometria muito clara e definida. Um rectângulo delimitado a norte pela construção do hotel, do qual se procurou integrar no desenho urbano e funcional do novo programa, retirando mais-valia futura dessa sinergia. Pretende-se assim que os diferentes usos - hotelaria, restauração, comércio, serviços, habitação e aparcamento automóvel - funcionem de uma forma integrada sendo assim possível aceder ao Centro Comercial e ao restante programa pelo hotel e vice-versa.
Com este gesto, foram definidos dois pisos de embasamento que serão articulados com o do hotel através de uma gola em vidro serigrafado, tornando-se na rótula de articulação entre os dois programas principais do empreendimento – Hotel e Centro Comercial.
Sobre a pala desse embasamento, surgem dois edifícios de cinco pisos em forma de “T” ligados entre si, um de habitação e outro de escritórios, oferecendo no entanto ao promotor flexibilidade de ajustar estes usos ás necessidades de mercado. A sua geometria e localização procura simular a volumetria e traço do hotel de forma a garantir um equilíbrio de massas e um sentido urbano para o conjunto.
É proposto o prolongamento do arruamento localizado a sul para autonomizar o acesso automóvel ao empreendimento, sem colocar em causa a fluidez do trafego nesta zona da cidade. O novo arruamento será parcialmente coberto junto das entradas do centro comercial, habitação e serviços, proporcionando ainda uma pequena praça de táxis de forma a melhorar significativamente o conforto dos seus utentes.
A sensibilidade urbana e a expressão icónica, ordenada e serena de todo o complexo não pretende apenas responder às necessidades do cliente, como também adicionar um valor intangível de uma marca que se pretende afirmar – Centro Comercial CHELF.
 
* Campos de preenchimento obrigatórios
enviar

Para subscrever a nossa newsletter,
insira o seu nome e email.
Obrigado.

subscrever